1º Festival - 2011


A cidade de Gonçalves está promovendo o 1º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça, que ocorrerá no período de 7 a 16 de outubro, 2011. O Departamento de Turismo em conjunto com o COMTUR lançou o seguinte desafio: quem sabe fazer uma comida de roça, com temperos e ingredientes típicos, que venha fazer aqui, na praça para todo mundo poder comer e apreciar. Nove restaurantes aceitaram o desafio.


O Formato
Os restaurantes participantes estarão oferecendo seus respectivos pratos em suas próprias casas e em dias específicos, conforme programação, estarão servindo também na praça montada especialmente para esse evento. Essa montagem inclui fogão à lenha e forno caipira. Os comensais poderão escolher por comprar 1 prato específico ou comprar um passaporte com 5 pratos-degustação, podendo degustar em 5 dos restaurantes participantes. No local também ocorrerão eventos culturais como oficinas para adultos e crianças e shows para entreter a todos. Para deixar claro que se trata de cultura da roça, haverá desfile de carros de bois. 

As Instalações
A estrutura local contará com barracas para cada restaurante, mesas internas e externas, e banheiros. A prefeitura montará uma tenda na frente do Clube Recreativo, onde estarão as barracas, para maior conforto dos comensais.

Por que comida da roça
Cozinhando a Quirerada
Embora recentemente o Turismo esteja em crescente movimento no município, as tradições e vida rural são a tônica e ainda se mantêm preservados. Para que não perca essa identidade com o desenvolvimento inevitável, e para que essa identidade seja sempre valorizada pelos nativos e gonçalvenses de coração, o 1º Festival de Gastronomia conta apenas com os restaurantes locais, que apresentarão sua visão particular do que é culinária de roça. Para promover a integração entre os locais e turistas, os preços praticados na praça serão distintos e democráticos.

Gonçalves: Pequena com Personalidade Grande
Encrustada no coração da Serra da Mantiqueira, Gonçalves já foi descoberta pelos apaixonados por clima frio e recepção calorosa. O gonçalvense, nativo ou de adoção, é sempre receptivo e generoso. Recebe sem acanhamento, humilde, mas abrindo as portas com café e sorriso. Gonçalves é inverno e montanha.

E o melhor da montanha é a luz. Luz clara, transparente, céu de um azul que não tem nome, azul-céu-de-montanha. O inverno, então, é a estação mais linda ainda, porque o frio tira todas as nuvens do céu para deixar a luz passar. O frio seco e transparente faz tremer um pouco as pernas, e dá um arrepio na pele. Mas é um arrepio de fazer sorriso no rosto, brilhante e branco para quem acordar cedinho e ver o gelo que se faz por toda a paisagem. Ai que frio, ai que lindo! O telhado das casas branquinho, branquinho, até o sol subir e trazer as cores de volta. Ninguém gosta de passar frio, por isso, montanha também tem lareira e fogão à lenha, que lembra comida boa e quentinha, que remete à fome de viver. Viver bem. Inverno, céu azul, ar puro, montanha, flores na janela, é claro que estou falando de Gonçalves, a cidade escondida na Mantiqueira, esperando para ser descoberta pelos amantes da natureza e da boa mesa, e do frio calmo e tranquilo que faz bem o ano inteiro.

Se o inverno traz o romantismo de volta para os corações apaixonados, o calor renova os ares dos que gostam de aventura. Descer a corredeira do rio, descer a cachoeira, subir trilhas pela mata, alcançar o topo, ver o mundo inteiro de cima, pode ser de cima de um cavalo ou de uma árvore, a natureza é exuberante. A paisagem se descortina a cada trilha, a cada passo, da janela que seja. Mar de morros.

Pólo de Produção Orgânica, Infraestrutura e Arte
O município de origem agropecuária reúne um pólo produtor de alimentos orgânicos fortemente estruturado, com mais de 10 anos de atividade instalada, o que fornece localmente produtos orgânicos de excepcional qualidade e sabor. Além disso, a prática de manter horta de quintal abastece tanto as famílias como os pequenos restaurantes espalhados pela roça.

Também na zona rural encontram-se charmosas pousadas e casas de temporada, acomodações sempre quentinhas e bem cuidadas por toda a parte, com infraestrutura voltada para o bem-estar e conforto, mas sem perder o silêncio, o encanto que a roça tem.

Artesãos e artistas dividem a paisagem com ateliês abertos à visitação, trabalhos feitos com gosto para uma linda lembrança, um presente ou recordação. Doces feitos de forma tradicional, em fogão à lenha, quase na janela à disposição de quem quiser degustar. No centro o visitante poderá degustar geleias exóticas, antepastos, chutneys e temperos feitos artesanalmente. E, claro, também poderá degustar cachaças no alambique local.

E um roteiro do bem-estar e saúde se desenha pelas mãos precisas de quem sabe fazer uma boa massagem, uma energização com pedras, aromas e tudo o mais a que tiver direito. E até mais se puder ser.

Restaurantes Participantes
Para participar do Festival foram convidados todos os restaurantes instalados regularmente no município e solicitado a eles que preparassem um menu com ingredientes ou técnicas da comida caipira, e os seguintes estabelecimentos se inscreveram:




Ao Pé da Pedra
Nome: Restaurante Ao Pé da Pedra
Endereço: Sítio Santo Antônio – Pedra Chanfrada – Bairro Terra Fria
Telefone: (35) 9910 3866
Cozinheiro: Maria Eni Ribeiro
Onde e como aprendeu a cozinhar:
“Com minha mãe e meu tio aprendi o básico da cozinha mineira, e depois, com o passar dos anos, fui aprimorando meu conhecimento.”
Prato: Tutu, couve, torresmo e bolinho de batata com queijo.






Couve com Coco
Nome: Couve com Coco
Endereço: Estrada Gonçalves/Martins, km 2,5 – Bairro Dona Luciana
Telefone: (35) 9961 6952
E-mail: couvecomcoco@gmail.com
Site: http://couvecomcoco.blogspot.com
Cozinheiro: Brenna Leal e Fernanda Kurebayashi
Onde e como aprendeu a cozinhar: 
FERNANDA: “Só depois que saí da casa dos meus pais e fui morar sozinha comecei a cozinhar. E depois, quando deixei de comer carnes, precisei reaprender a cozinhar. Descobri que era uma coisa que fazia intuitivamente. E amava”.
BRENNA: “Comecei a cozinhar olhando minha avó e minha mãe cozinhando, e passei a cozinhar para receber amigos”.
Prato: Acarajé mineiro com saladinha de tomate verde e antepasto baiano. Berinjela à pururuca com arroz de maracujá, trouxinha de couve com feijão tropeiro e purê de abóbora com torresmo de carne de soja. Rolinho de queijo catupiry com paçoca de amendoim na calda de cachaça.
SOMENTE SOB RESERVA

Deméter
Nome: Deméter na Roça
Endereço: Rua João Carlos da Silva, 320 - Centro
Telefone: (35) 9973 9230 begin_of_the_skype_highlighting/(35) 9973 9230    
E-mail: demeternaroca@hotmail.com
Cozinheiro: Neusa Maria Sarto
Onde e como aprendeu a cozinhar: “Aprendeu com a mãe, aos nove anos de idade. A mãe ficou grávida da irmã caçula e só ela podia cozinhar. Embora tenha sempre gostado de cozinhar, no início não era ‘’muito boa’’, mas como era muito curiosa, logo aprendeu e começou a fazer bolos para vender. Com 12 anos já fazia bolos de 3 andares, para encomenda. A partir de então, começou a cozinhar doces e comidas em geral.”
Prato: Carne assada ao molho de vinho, farofa de maracujá, viradinho de banana e bolinho de arroz.
Sobremesa: Ambrosia de laranja.

Janelas com Tramela
Nome: Janelas com Tramela
Endereço: Rua Coronel João Vieira, 65 – Centro - Gonçalves
Telefone: (35) 3654 1259
E-mail: khatia@janelascomtramela.com.br
Site: www.janelascomtramela.com.br
Cozinheiro: Renata Maria Gomes
Onde e como aprendeu a cozinhar:
“Fiz um curso de hotelaria no CCP “Casa do Moinho”, onde me identifiquei com a cozinha e também já cozinhava com minha mãe, com quem descobri a paixão pelo ofício. E trabalhando com a Chef Tânea Romão e com o Chef Antonio Basile aprendi e desenvolvi técnicas e criatividade”.
Prato: Salada Orgânica. Folhas frescas com legumes. Feijão Tropeiro. (feijão tropeiro, ovo, couve e arroz). Tapioca Romeu e Julieta (tapioca recheada com goiabada cascão e queijo minas)
 
Porão
Nome: Pizzaria Porão
Endereço: Rua Assis Camargo, 245 – Centro - Gonçalves
Telefone: (35) 3654 1220
Cozinheiro: José Sebastião de Souza
Onde e como aprendeu a cozinhar:
“Aprendi com a vida e com o dom que Deus me deu.”
Prato: Salada Orgânica. Arroz carreteiro e frango com orapronobis, feijão e polenta. Doce de abóbora e doce de banana.
SOMENTE SOB ENCOMENDA





Quero-Quero
Nome: Quero-Quero
Endereço: Estrada Mundo Novo, km 07 – Bairro Mundo Novo - Gonçalves
Telefone: (35) 9822 1307
Cozinheiro: André Galli
Onde e como aprendeu a cozinhar: 
“Aprendi com meu pai em reuniões de finais de semana com muita caipirinha, aperitivos, amigos e familiares”.
Bebida: Caipirinhas, caipiroskas e saquerinhas (Cachaça, vodka, saquê, limão, frutas vermelhas, lima da Pérsia e maracujá).







SAUÁ
Nome: Restaurante Sauá
Endereço: Estrada Bernadino Máximo de Castro, km 7,5
Telefone: (35) 3654 1350
E-mail: vitorpompeu@pousadabichodomato.com.br
Site: sauanaserra.blogspot.com.br / www.pousadabichodomato.com.br
Cozinheiro: Vitor da Costa Pompeu
Onde e como aprendeu a cozinhar: 
“Aos 17 anos descobriu o interesse pela gastronomia trabalhando no Restaurante Sauá, onde aprendeu os princípios da culinária com as cozinheiras gonçalvenses. Buscando especialização se formou no curso de Capacitação para Cozinheiro e Tecnólogo em Gastronomia oferecidos pelo SENAC. Passou por casas paulistas como o Restaurante D.O.M., Dalva e Dito, Serafina, Vila Über e Seo Gomes”.  
Prato: Palmito Pupunha e Banana da Terra Grelhada com Folhas Orgânicas da Horta ao Pesto de Azedinha com Pinhão. Guisado de Paleta Suína com Bamba de Couve à Italiana e Crocante de Jiló. Sobremesa: Broa de Milho com Doce de Leite Cremoso e Geléia de Café.

Zé da Maria
Nome: Restaurante Zé da Maria
Endereço: Estrada Mundo Novo, km 07 – Bairro Mundo Novo - Gonçalves
Telefone: (35) 9901 2827
Cozinheiro: Maria Madalena da Silva
Onde e como aprendeu a cozinhar:
“Aprendi a cozinhar com minha própria mãe”.
Prato: Tutu de feijão, arroz e leitão assado.

Zé do Ovídeo
Nome: Restaurante Zé do Ovídeo
Endereço: Estrada Gonçalves/Pedra do Forno, km 11
Telefone: (35) 3654 1272
Cozinheiro: Glória de Paula
Onde e como aprendeu a cozinhar:
“Aprendi em casa com minha mãe.”
Prato: Pernil, tutu de feijão e bolinho de arroz.








 
VILMA
Nome: Restaurante da Vilma
Endereço: Estrada Serra da Balança, km 07 – Bairro Venâncios - Gonçalves
Telefone: (35) 9837 0896
Cozinheiro: Antonia Vilma da Rosa
Onde e como aprendeu  a cozinhar:
“Aprendi a cozinhar com minha própria mãe”.
Prato: Carne de Lata, bolinho, arroz e pão de sal.







Armazém do COMTUR
Nome: Armazém do Comtur
LOCAL: Clube Recreativo - Centro
Cozinheiro: Sebastião Gomes de Souza
Prato: Quirera com costelinha de porco, vinagrete e feijão.
Onde e como aprendeu a cozinhar: “Aprendi aos 23 anos, quando fui morar fora da casa dos pais, em uma república estudantil. A república tinha uma cozinheira, mas sua comida era tão ruim que senti a necessidade de aprender a cozinhar, A primeira tentativa foi explosiva, pois coloquei 1kg de quirera na panela de pressão, como não sabia que ela crescia, quando abriram a panela ela quase explodiu!”.
Cozinheiro: Julio Ferreira
Prato: Filé de Truta ao molho de Caipirinha
Onde e como aprendeu a cozinhar: "aprendi a cozinhar aos 13 anos com mamãe e papai. Depois fui para a Nova Zelândia me especializar."




TODAS AS FOTOS DESTE POST SÃO DE AUTORIA DE ROBERTO TORRUBIA


POUSADAS QUE APOIARAM O EVENTO


POUSADA BICHO DO MATO

Endereço: Estrada Gonçalves/Sertão do Cantagalo, km 7,5 – Bairro Sertão do Cantagalo.
Telefone: (35) 3654 1350
E-mail: pousada@pousadabichodomato.com.br
Site: www.pousadabichodomato.com.br
Descrição do estabelecimento:
São 08 confortáveis chalés temáticos, em meio a natureza, conta com o Restaurante Sauá, aberto ao público diariamente. Oferece playgrund, sauna seca, piscina, sala de areia, sala de leitura, ofurô. Conta ainda com uma trilha em meio à mata, com lindas paisagens e lendas sobre os animais ao longo do caminho! 


POUSADA RIACHO DAS PEDRAS

Endereço: Rua João Carlos da Silva, 370 – Centro
Telefone: (35) 3654 1343/9997 4903
E-mail: pousadariachodaspedras@hotmail.com
Descrição do estabelecimento:
Localizada dentro da cidade, possui apartamentos equipados com TV, frigobar, internet, telefone e lareira, seu ambiente é aconchegante com sala de leitura, loja e quadra de peteca. 


POUSADA SERRAVISTA

Endereço: Estrada Gonçalves/São Sebastião das Três Orelhas, km 5,5 – Bairro Boa Vista
Telefone: (35) 3654 1314/8456 7390
E-mail: reservaserravista@bol.com.br
Site: www.pousadaserravista.com.br
Descrição do estabelecimento:
Localizada a 1650 metros de altitude, entre suas paisagens está a Pedra do Baú. Por ser seu acesso de utilidade única da Pousada,essa se torna ainda mais atraente, sendo um refúgio para seus hóspedes. Decoração rústica, e ambiente aconchegante, chalés com lareira, frigobar, TV e café da manhã servido no fogão à lenha.


POUSADA VER O VENTO


Telefone: (35) 9992-7179
E-mail: pousadaverovento@hotmail.com
Site: pousadaverovento.blogspot.com
Endereço: Estrada São Sebastião das Três Orelhas, Km 05.
Descrição do Estabelecimento:
Seis chalés em meio a natureza, a 1500m de altitude, próximo a um riacho. Chalés com hidromassagem, lareira, aquecimento a gás e deck com vista para a Serra da Mantiqueira.


POUSADA VIDA VERDE


Endereço: Estrada São Sebastião das Três Orelhas, Km 4 – Bairro Boa Vista
Telefone: (35) 3654 1217/(35) 3654 1219
E-mail: reservas@pousadavidaverde.com.br
Site: www.pousadavidaverde.com.br
Descrição do estabelecimento:
Cercada por natureza, a Pousada Vida Verde é uma ótima opção de descanso! Coloca a disposição de seus hóspedes: Piscina adulto e infantil, Sauna seca e a vapor, Campo de Futebol, Playground, Sala de TV com DVD e SKY, Sala de ginástica, Salão de Jogos, Churrasqueira, Cachoeira, Trilha, Internet Wireless, Restaurante e Salão de Convenções.


 HOSPEDARIA BANANA´S UAI

Endereço: Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, 30 – Centro
Telefone: (35) 3654 1472/(35) 9931 0559/(35) 9931 1915
E-mail: rosariogondim@gmail.com
Site: www.bananasuai.blogspot.com
Descrição do estabelecimento:
A Loja Banana’s Uai tem como filosofia a preservação do patrimônio ecológico, através da reciclagem e reutilização de papel e fibras. O artista plástico Domingos Tótora é o “carro chefe” da loja. O nome Banana’s foi inspirado nos objetos com a fibra da bananeira e na MusA, aguardente de banana, degustada pelos clientes. E Uai é Uai...Uai!
     
POUSADA ESPELHO D´ÁGUA

Endereço: Estrada Gonçalves/São Sebastião das Três Orelhas, km 1 – Bairro Retiro
Telefone: (11) 6475 3550/(35) 36541397/(35) 9838 1225
E-mail: faleconosco@pousadaespelhodagua.com.br
Site: www.pousadaespelhodagua.com.br
Descrição do estabelecimento:
Chalés com vista para a Cachoeira Sete Quedas, equipados com TV, lareira, telefone, frigobar e hidro. Ainda oferece restaurante próprio, sala de vídeo, churrasqueira e loja. Cercada por mata nativa, com ótima localização, a apenas um quilômetro da cidade.


HOSPEDARIA VILA KHEPRI


Endereço: Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, 365 – Centro
Telefone: (11) 8197 8211/(35) 9946 8122
E-mail: vilakhepri@hospedariavilakhepri.com.br
Site: www.hospedariavilakhepri.com.br
Descrição do estabelecimento: No centro da cidade com fácil acesso aos cafés, restaurantes, lojas, bares à noite, estradas de terra para passeios. São 6 suítes com camas confortáveis, TV, DVD, frigobar, roupa completa de cama e banho, café da manhã, redes, banco de leitura, espaço pra tomar sol ou ver estrelas, tranqüilidade, conforto e natureza. 



EMPREENDIMENTOS QUE APOIARAM O EVENTO

Nesse período de formatação e início dos trabalhos do 1º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça e na sequência, as festas de Pré-Lançamento, foi fundamental o apoio e a parceria com empresas e órgãos públicos, algumas vezes com doação de recursos outras com apoio material, estrutural e disposição. O bom humor reinou nesse momento. Todos envolvidos diretamente na organização transbordaram em alto astral o que ficou patente nos resultados obtidos! Foram profissionais dando horas de seu tempo para fazer voluntariamente o que podiam para engrandecimento do evento! Foram anônimos emprestando seu sorriso para estimular os trabalhos, que foram muitos! A todos esses "voluntários da boa vontade" nosso muito obrigada mesmo! E preparem-se, o ano que vem tem mais, e mais!
(em tempo, todas as fotos desta postagem são de autoria de Roberto Torrubia)



A Senhora das Especiarias - Geléias Exóticas 
Antepastos e Chutneys

Endereço: Rua Capitão Antônio Carlos, 195 – Centro
Telefone: (35) 3654 1450
Descrição do estabelecimento:
Produção e venda de geléias, antepastos, chutneys e temperos. Na produção são usadas frutas vermelhas orgânicas locais e açúcar orgânico. Os produtos são exóticos e as técnicas européias tropicalizadas, como o uso do suco extraído da maçã. Produtos sem acréscimo de conservantes e aditivos químicos. Aberto todos os dias das 9 às 17h com degustação de todos os produtos.



ASHBY - Chopp

   



CooperRita - Laticínios

 Dedo de Prosa - Cachaças




 GMC - Depósito de Matériais de Construção








Sítio Mantí - Orgânico e Biodinâmico - Produtos Mantí Biô
Sorvetes e polpas de frutas orgânicas, geléias, frutas desidratadas, frutas congeladas.
Endereço: Estrada da Cachoeira dos Martins, km 5 - Henriques
Telefone: (35) 9951-9692 com Joelino
site: www.sitiomanti.com.br

 


Sitio Três Barras - Orgânico

Nome: Sitio Três Barras
Endereço: Sítio Três Barras - Bairro Serrinha
Telefone: (35) 9921 4672
E-mail: zezeand@hotmail.com
Como o sítio começou:
Ao me aposentar e me mudar para Gonçalves, vendi meu apto em SP, comprei o sítio, 6ha e me vinculei à produção orgânica por acreditar na necessidade da produção de alimentos saudáveis. Os produtos processados vieram em decorrência da necessidade de melhor aproveitamento da produção do sítio.
O que produz:
Capuchinha, flor comestível orgânica, e tomatinho doce orgânico. Amora Silvestre Brasileira em calda – com açúcar ou diet – ideal para se servir com yogurtes e bolos, Pesto de Pinhão, Berinjela em Conserva, Temperos e Coalhada Seca no Azeite. Broa de Milho.


Sítio do Tiana - Orgânico
Bairro Dona Luciana - Dia de Campo e Visitas tel. (35) 3654-1227

















VOO LIVRE - IMOBILIÁRIA
Rua Joaquim Ferreira Souza 207 - Centro - Gonçalves
Tel. (35) 3654-1461



APOIO:

ACIPA - Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre
Pça Senador José Bento, 118 - Centro - Pouso Alegre
tel. (35) 3449-8937

Aleph Café - Miriam Cerutti
Av do Contorno 6777 loja 3 - Savassi - Belo Horizonte
tel. (31)3275-2348


Armazem da Terra
Endereço: Rua Joaquim Ferreira de Souza, 103 – Centro
Telefone: (35) 9838-4539
Descrição do estabelecimento:
O Armazém da Terra é conhecido na cidade por Bar do Luiz Cláudio e oferece porções diversas como: mini coxinha e mini risole, batata frita, fígado de boi, sendo o prato típico da casa o bolinho de bacalhau e o bolinho da carne seca. O Bar atende encomendas de jantares de acordo com o pedido do cliente (frango caipira, leitoa a pururuca e carne de panela).




Gláucia Stefani
                                                  
Grupo Alma Caipira
Braian - Violeiro - contato:  (35) 9936-0852

Camilo Borges - Serviços de Pedreiro - contato: cel.: (35) 9829-7275

Roberto Torrubia, Mário e Marcus (Totem) em campo
Estúdio Totem - Imagens, Filmagens e DVD - Som, trilhas sonoras, música

Glaucia Stefani - Teatro e recitais - contato: cel.: (35)9813-2975

Grupo de Viola Alma Caipira - contato: cel. (35) 9983-5075


Grupo Curty & Samba - contato: cel. (35) 9961-6952


Hélio Pinto Ribeiro - Serviços de Pedreiro - contato: cel.: (35) 9846-0049

Lorena Selvaggio - Chef e Buffet - lorenaselvaggio@hotmail.com

Nanda Canto - Chef e assessoria de imprensa - nandacanto@gmail.com

Paulinho Rosa - Serviços de Eletricista e decoração - contato: (35) 9834-8302

Roberto Torrubia - Fotografia Profissional - contato: (12) 8119-4647
email: torrubia@gmail.com
http://www.dicadeturismo.com.br/

  
Realização: