3º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça - 2013



Eis que estamos novamente aqui organizando e promovendo mais um Festival de Gastronomia e Cultura da Roça, em Gonçalves, Minas Gerais. Sim, gastronomia porque é o que há de melhor em Minas; cultura, pois comer por essas bandas é mais, muito mais, que apenas se alimentar, é conversar, conhecer, experimentar, é levar para casa, na lembrança, os perfumes da mesa farta; e roça, claro, porque Minas é daquele tempo sem pressa de buscar tudo do quintal: a verdura, a criação, o queijo, leite e ovos, e, com um pouco de sorte, até a cachaça.


Nesse ano o desafio para os restaurantes e participantes é oferecer um prato com banana. A banana é uma fruta engraçada, a começar que é uma fruta que não é fruta de verdade, dá em uma árvore que não é árvore, não tem semente, tem fama de brasileira, mas é malaia. E, tal como se fala da vaca, da banana se aproveita tudo. O fruto doce e cremoso, o coração generoso, as fibras firmes. 


Ao nosso favor contamos com a participação dos restaurantes, bares e empórios, quituteiras, produtores rurais, artesãos locais, artistas das panelas e violas e das tintas e verduras! Tudo junto e misturado no caldeirão da alegria, que une o gostar de receber com o prazer de fazer! Do tradicional virado de banana à cestaria de trançado de fibras de bananeira, das modernices de biomassa da banana verde a criações e novidades que podem surgir de se imaginar o que fazer e o que servir. 


Nestas paragens, nessas montanhas tranquilas e serenas, o bom humor vai abrir as portas e tampas no alto da primavera para atender aos apetites de todos que aqui vierem buscar o tempo perdido. O que não falta em Minas é tempo! Tempo bão!

3º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça – 2013 – 26 e 27 de outubro, 02 e 03 de novembro. Em Gonçalves, claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário