domingo, 14 de agosto de 2011

1º Festival de Gastronomia & Cultura da Roça - 2011



Nosso imaginário do que é uma vida simples e boa é o desenho de uma casinha, com fumaça saindo da chaminé, galinhas e vaquinhas no quintal, árvores, um rio na frente e uma montanha ao fundo. Qual criança não desenhou essa paisagem alguma vez na vida? Pois essa é Gonçalves, MG. E a fumaça da chaminé mostra que o fogão à lenha está cozinhando uma comida aconchegante e perfumada, que faz bem ao coração – porque tudo que traz alegria verdadeira faz bem para a saúde também.

Em Minas, o quintal tem pé de couve, galinhas ciscando, tem ovo caipira, horta fresquinha, e lá na cozinha, um fogão à lenha, com água quente à espera de preparar um bom café até chegar a hora da refeição quando essas coisas todas vêm para a mesa. Não tem nada mais Slow Food. Não tem nada mais gostoso.

Por esse motivo, porque a comida da roça está no nosso DNA, e nossos ancestrais brasileiros um dia cozinharam com as raízes e frutos da terra, e nos alimentaram com alegria e sem medo, porque a cada dia que se cria uma nova tecnologia e se distancia da vida simples, o brasileiro não perde sua origem, sua referência e imaginação, por tudo, enfim, em Gonçalves o 1º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça pretende ser um canto de louvor a essa cultura.

A gastronomia, que resume a vida de toda cultura, é o centro desse cenário. Todos se uniram em volta da mesa generosa e mineira para fazer um Festival enfocando a comida da roça. Os restaurantes da terra com suas culinárias próprias, toques de chef ou de mãe, vão mostrar como interpretam esse tema, seus pratos de tradição ou a tradição revisitada. 

Venha enfiar sua colher nessas panelas, ver de perto e sem mistério como se faz uma boa comida da roça, com carinho, bons ingredientes, e celebrar conosco a volta da vida simples e possível. Gonçalves, a terra que encanta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário