quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Culinária de Roça é Gastronomia


Sim, comida de roça pode ser chamada de gastronomia. É só pensarmos que gastronomia envolve muito mais do que culinária e técnicas de cozinha, engloba a cultura – o vestir, o servir, o beber, o ouvir – modos diferentes de fazer a mesma coisa: dar o que comer. A roça serve comida diferente do que prepara um chef de alta gastronomia, claro. Ninguém está falando em alta gastronomia, que reporta para a sofisticação, apresentação e ingredientes gourmets. 

Mas, em um país que está buscando distinção e valorização de sua identidade, não podemos querer relegar a um canto menor da cozinha a culinária e cultura da roça, uma vez que essa é a origem, a raiz do brasileiro. Quando chefs como Alecs Atala, Mara Sales e até mesmo franceses brasileiros de coração acolhem os elementos culturais nativos e refletem sobre eles dando-lhes uma forma gourmet, não faz sentido duvidar que o termo possa também abranger a carne de panela, o tutu de feijão, o torresmo cozidos todos em um rústico fogão à lenha. 

Não podemos aceitar preconceito em relação ao simples e despojado serviço de restaurantes instalados na zona rural, que mantêm viva a memória e tradição das cozinhas coloniais, caipiras, nativas. Minas tem esse apelo de comida que interliga a agricultura, a indústria e o serviço, tudo pequeno e pessoal, com nomes de gente que olha nos olhos e responde ao “bom dia” de propósito: com o propósito de acolher. 

Gastronomia relaciona prazer de comer, prazer esse que pode ser encontrado também em pratos de vidro, toalhas de plástico ou conjunto de talheres despareados, quando a comida é boa, bem intencionada, vinda de bem perto, do quintal ou do vizinho. Não é tão importante que seja cozido com azeite, óleo ou gordura de porco, mas que seja sorridente até na lembrança. 

A comida de Minas abraça. E um festival de gastronomia em Gonçalves com comida de roça tem esse objetivo, o de abraçar a todos igualmente, trazer de volta a sua origem, o de reunir em torno da mesma mesa, para compartilhar, pessoas de todos os gostos, de todos os lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário