segunda-feira, 10 de outubro de 2011

E o Festival Começou...


O 1º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça só começou – tem mais esse final de semana – mas, a contar pelos acontecimentos, podemos dizer que foi um sucesso! Na Festa de Lançamento e Abertura, no dia 07, cerca de trezentas pessoas puderam degustar os pratos participantes, assistir shows, conversar, experimentar, tomar caipirinhas deliciosas, enfim, ter momentos de puro prazer e deleite! E na sequência, sábado e domingo com muito sabor, emoção, diversão e, claro, muitos visitantes. Tudo sob um céu de harmonia, bom humor, e que nos abençoou ao final do domingo com uma chuva de lavar a alma e a boa terra.

Precisamos dizer que foram dois meses de trabalhos intensos, desde as primeiras discussões até a definição final do projeto, contando apenas com voluntários – do COMTUR, do Departamento de Turismo e de sua rede de relacionamentos. Voluntários esses que se renderam ao apelo de fazer um Festival que representasse o melhor de Gonçalves. E esse melhor tomou forma quando os donos dos restaurantes locais aceitaram participar. Então, o que começou com uma idéia foi se transformando em energia.

Mal acabava a temporada de inverno e já estávamos nós debruçados sobre esboços e desenhos para um festival de gastronomia. O que faríamos? E a resposta foi criar um formato de festival que pudesse ser integrador, que fortalecesse a identidade rural que é o que há de mais típico nas Minas Gerais. Minas é muito grande, mas o seu melhor é esse receber de roça. Por isso convidamos TODOS os restaurantes instalados no município, devidamente regulares e dentro da regulamentação, e propusemos as bases para esse evento: um Festival que contivesse elementos da roça, seja pelos ingredientes seja pelas tradições e técnicas rurais e, acima de tudo, a exemplo do que ocorre nessas montanhas, aberto a todos. Assim aqueles que aceitaram o desafio estão agora aqui na praça oferecendo seus pratos a preços acessíveis.

Nosso objetivo maior era poder mostrar que esses restaurantes, em geral, familiares e sem formação gastronômica, são os herdeiros da culinária de raiz, verdadeiramente brasileira; representam valores que devem ser preservados, cultivados, não só mantidos, mas exaltados. Queríamos oferecer tanto ao cidadão gonçalvense como ao turista uma experiência diferente: comer, num só lugar, o que a gente da terra faz para alimentar quem amam, com carinho, com paixão, com simplicidade.

Parece fácil: chamar quem sabe fazer para fazer o que sabe. No entanto, também precisava ser um evento que reunisse pessoas na baixa temporada. Então, destrinchamos o projeto em fases. Divulgamos o Festival com festas de Pré-Lançamento em São Paulo, no Espaço Minas Gerais, em Belo Horizonte no Aleph Café e em Pouso Alegre, na ACIPA. Contatamos empresas parceiras dispostas a nos patrocinar. Contamos com o trabalho criativo e empenhado de profissionais contratados, mas também apaixonados, para preparar o material de divulgação à altura do sonho. E, além de todas nossas melhores expectativas, contamos também com uma rede de voluntários que foram se engajando e oferecendo sua participação, horas de trabalho, palavras de apoio e estímulo, que nos alimentavam nos momentos mais difíceis, e assim pudemos superar cada degrau e, em tão pouco tempo, o Festival já estava aí, pronto. 

Ainda teremos mais nesse final de semana. Mais de tudo. Muito mais. E depois, sim, depois de tudo, já estaremos pensando como será o próximo ano... porque a vida se alimenta de sonhos e sonhos não têm limite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário